domingo, 22 de junho de 2014

O Presente

                                                        Histórias Vividas
                                                         O Presente
O Leãozinho sempre foi levado da breca!
Responsável o quanto baste, inteligente mas preguiçoso...
Não me vou demorar a tecer-lhe qualidades, não me fica bem, pois sou suspeita!
 Numa 6ª feira sou chamada à escola, (A VOZ do Operário) e diz-me a professora de português:
- À um mês que estou a adiar um trabalho porque o Leãozinho ainda não leu O Cavaleiro da Dinamarca.
 Eu fiquei como devem calcular e respondi:
- Pode fazê-lo na 2ª feira. Garanto-lhe que  O Cavaleiro da Dinamarca vem na ponta da língua, de trás p' rá frente e vice-versa.
Nesse fim de semana, fiz a lida da casa acompanhada do Leãozinho enquanto ia lendo o livro.
- Na Primavera o cavaleiro deixou a floresta e etc.
-Fecha o livro e conta-me, por palavras tuas, o que já leste!
- Blá... Blá... Blá...
E assim foi até chegar ao fim.
Como todos os leõezinhos era muito brincalhão!
Gostava muito de desporto, que ainda hoje pratica, chegando a ponderar fazer disso a sua profissão!
Desde capoeira, bola, corridas, enfim estava sempre em movimento.
Um dia a jogar à bola, na escola, partiu um pé! Nada de mais, gesso, canadianas, com que fazia verdadeiras acrobacias,  e tempo passado era o que precisava...
Chegou o dia de tirar o gesso e de manhã lá fomos. Tarefa cumprida o Leãozinho vai p' rá escola e eu p' ró trabalho; nesse mesmo dia mas de tarde...
- Vem atender esta chamada, é da escola do Leãozinho!
Pego no telefone e...
- Não fique preocupada, o Leãozinho, na brincadeira, partiu o outro pé, está a caminho do hospital!
O meu trabalho era perto do hospital, quando lá chegaram já eu lá estava...
O Leãozinho foi crescendo e por razões que não vêm ao caso, em vez de Educação Física foi para Psicologia.
À cinco anos estando  de malas feitas para ir para França ( p' ra que não me chamem de presunçosa não vou entrar em pormenores) vem a ideia do presente:
-Para podermos falar e não gastar muito dinheiro podias comprar um computador!
- Burro velho não aprende música! Além disso tenho mais onde gastar o dinheiro! Disse eu.
- Eu ofereço... responde ele.
Os dias foram passando e na véspera  de ir embora, muito atarefado com mil coisas para fazer, diz-me:
- Despacha-te vamos comprar o computador!
De má vontade lá fui. Escolhemos, ele pelas competências, eu pela cor!
Quando fomos para pagar o Leãozinho apercebeu-se que não tinha a carteira. Tinha-se esquecido dela no carro.
- Pagas tu que eu, depois, dou-te o dinheiro! Até hoje não vi a cor dele!
Mas foi um dos melhores presentes que o Leãozinho me "ofereceu" até hoje!
(Passó)
22-o6-2014



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário